As mudanças climáticas e o aquecimento global têm impulsionado as empresas a adotarem medidas de mitigação de impactos ambientais na produção econômica.
Assim, a economia circular surge como uma solução tecnológica e educativa para melhorar a gestão de resíduos e manter os recursos na cadeia produtiva o máximo possível.
Leia também: Resíduos sólidos em Minas Gerais precisam de gerenciamento correto
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que maioria das empresas nacionais adota a economia circular
De acordo com uma pesquisa da CNI, a maioria das indústrias brasileiras desenvolve iniciativas de economia circular, embora muitas não reconheçam suas ações nesse contexto. No setor de cimento, há uma busca por matérias-primas alternativas e o coprocessamento de resíduos urbanos para reduzir as emissões de carbono.
Além disso, há campanhas educativas, como o projeto Tampinha Legal, que incentiva a participação da comunidade na economia circular.
Leia também: Apenas 4% dos resíduos gerados no Brasil são reciclados, como mudar esse índice?
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.