31 3508.1919

Como é realizada a gestão de resíduos líquidos em MG pela Inovar Ambiental

Os resíduos líquidos, também conhecidos como efluentes, são uma parte significativa dos resíduos gerados por atividades industriais, comerciais e domésticas em todo o mundo. 

No conteúdo de hoje, exploraremos diversas facetas relacionadas aos resíduos líquidos. Assim, desde curiosidades sobre sua composição até dados estatísticos sobre sua geração e leis que regulamentam seu descarte. 

Além disso, discutiremos a importância do gerenciamento correto desses efluentes para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Leia também: Economia circular é utilizada em empresas para diminuir os impactos ambientais

O que são resíduos líquidos?

Os resíduos líquidos consistem em água contaminada por substâncias químicas, orgânicas ou inorgânicas, resultantes de processos industriais, comerciais ou domésticos. Esses efluentes podem apresentar uma ampla variedade de composições, dependendo da atividade que os gerou. 

Assim, entre os contaminantes comuns presentes nos resíduos líquidos estão metais pesados, produtos químicos tóxicos, solventes, óleos, gorduras, detergentes, pesticidas e matéria orgânica em decomposição.

Curiosidades sobre resíduos líquidos

  • Os resíduos líquidos representam uma das principais fontes de poluição da água em todo o mundo, afetando rios, lagos, mares e aquíferos subterrâneos; 
  • Muitas indústrias utilizam grandes volumes de água em seus processos produtivos e, como resultado, geram grandes quantidades de resíduos líquidos. Setores como o têxtil, químico, alimentício, metalúrgico e de mineração estão entre os maiores geradores de efluentes industriais; 
  • O descarte inadequado de resíduos líquidos pode causar impactos ambientais devastadores, como a morte de organismos aquáticos e a contaminação de solos e águas subterrâneas. Além da redução da biodiversidade;
  • A poluição por resíduos líquidos também pode afetar a saúde humana, causando doenças como intoxicações, alergias, problemas respiratórios e câncer. Dessa maneira, principalmente em comunidades que dependem de fontes de água contaminadas para consumo e higiene.

Dados sobre geração de resíduos líquidos

A geração de resíduos líquidos é um problema global que vem crescendo devido ao aumento da atividade industrial e populacional. Alguns dados relevantes sobre a geração de efluentes incluem:

  • Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que mais de 80% das águas residuais em todo o mundo são despejadas nos corpos d’água sem tratamento adequado; 
  • De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos são despejadas diariamente nos cursos de água em todo o mundo;
  • No Brasil, estima-se que mais de 50% dos esgotos gerados nas áreas urbanas não recebam tratamento adequado. Assim, contribuindo significativamente para a poluição de rios, lagos e oceanos.

Leis e regulamentações sobre resíduos líquidos

Para lidar com o problema da poluição por resíduos líquidos, muitos países têm implementado leis e regulamentações rigorosas para controlar o descarte e o tratamento desses efluentes. A saber, alguns exemplos são:

  • Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433/1997 no Brasil, estabelece diretrizes para a gestão integrada dos recursos hídricos, incluindo o controle da poluição por resíduos líquidos; 
  • Diretiva Quadro da Água da União Europeia (DQA), adotada em 2000, estabelece padrões de qualidade da água e objetivos de proteção ambiental em toda a Europa, incluindo o controle de poluentes provenientes de resíduos líquidos; 
  • Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos é responsável por regulamentar o descarte de resíduos líquidos sob a Clean Water Act (Lei de Água Limpa), que estabelece padrões de qualidade da água e exige o tratamento de efluentes antes do descarte em corpos d’água.

Gerenciamento Adequado de Resíduos Líquidos

O gerenciamento correto de resíduos líquidos é essencial para minimizar os impactos ambientais e proteger a saúde pública. Dessa maneira, algumas práticas recomendadas incluem:

  • Implementação de sistemas de tratamento de efluentes nas indústrias para remover contaminantes antes do descarte; 
  • Investimento em tecnologias de reciclagem e reutilização de água para reduzir o consumo de recursos hídricos e a geração de resíduos líquidos; 
  • Educação e conscientização da população sobre a importância de evitar o descarte inadequado de produtos químicos e outros materiais nocivos na rede de esgoto; 
  • Fiscalização e aplicação rigorosa das leis ambientais para garantir o cumprimento das regulamentações de descarte de resíduos líquidos.

Veja como funciona a gestão de resíduos líquidos realizado pela Inovar Ambiental em Minas Gerais

A Inovar Ambiental é especializada em auxiliar empresas na gestão responsável dos resíduos líquidos, oferecendo soluções completas e eficientes para o tratamento e descarte adequado desses efluentes. Dessa forma, nossa equipe de especialistas trabalha em estreita colaboração com os clientes para identificar as necessidades específicas de cada empresa e desenvolver estratégias personalizadas de gestão de resíduos líquidos.

Dessa forma, utilizamos tecnologias avançadas e métodos comprovados para realizar o tratamento dos efluentes, garantindo que eles sejam neutralizados e não representem nenhum risco para o meio ambiente. Além disso, oferecemos serviços de monitoramento ambiental contínuo para garantir a conformidade com as regulamentações locais e internacionais.

Em Minas Gerais, onde a indústria desempenha um papel significativo na economia do estado, a gestão dos resíduos líquidos é de extrema importância. Assim, com a crescente preocupação com a preservação ambiental e a necessidade de cumprimento das leis ambientais, as empresas em Minas Gerais estão cada vez mais buscando parceiros confiáveis ​​para ajudá-las na gestão sustentável dos resíduos líquidos.

A Inovar Ambiental está presente no estado, oferecendo serviços especializados de gestão de resíduos líquidos para empresas de diversos setores, incluindo indústrias químicas, metalúrgicas, alimentícias, entre outras. Nossa experiência e compromisso com a excelência nos permitem fornecer soluções eficazes e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Em suma, a Inovar Ambiental é sua parceira confiável na gestão responsável dos resíduos líquidos, ajudando sua empresa a cumprir as regulamentações ambientais, proteger o meio ambiente e construir um futuro mais sustentável para todos. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de gestão de resíduos líquidos.

Leia também: Resíduos sólidos em Minas Gerais precisam de gerenciamento correto

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar