O mês de Junho veste as cores vermelho e laranja pela conscientização de duas causas muito importantes: a doação de sangue e o combate à leucemia e à anemia.
O Junho Vermelho é uma campanha nacional que reforça aos brasileiros a importância de doar sangue. O objetivo é desmistificar informações falsas, incentivar a doação frequente e garantir a disponibilidade de sangue para quem precisa.
Mitos e verdades sobre a doação de sangue:
Mito: Doar sangue engrossa o sangue.
Verdade: A doação de sangue não engrossa o sangue. O corpo repõe o volume de sangue doado em poucos dias.
Mito: Doar sangue dói.
Verdade: A picada da agulha é rápida e indolor.
Mito: Pessoas com tatuagem não podem doar sangue.
Verdade: Pessoas com tatuagem podem doar sangue após 1 ano da realização da tatuagem.
Mito: Doar sangue transmite doenças.
Verdade: Todo o sangue doado é testado para garantir a segurança dos pacientes.
Doe sangue e salve vidas!
Junte-se à campanha Junho Vermelho e faça a diferença na vida de alguém. Doar sangue é um gesto simples que pode ter um impacto enorme.
A cada doação, até três vidas podem ser beneficiadas. O sangue é utilizado em tratamentos, como em casos de acidentes, cirurgias, doenças crônicas e leucemia.
Pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesam no mínimo 50kg e contam com bom estado de saúde (sem doenças transmissíveis) podem doar.
No site da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas), você encontra todas as informações para doar sangue!
Lembre-se:
- Você pode doar sangue a cada 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
- Leve um acompanhante na sua primeira doação.
- Beba bastante água após a doação.
- Alimente-se bem.
- Evite atividades físicas intensas nas 24 horas seguintes à doação.
Já o Junho Laranja é uma iniciativa na luta contra duas doenças que afetam milhares de pessoas: a anemia e a leucemia. A campanha busca informar e incentivar o diagnóstico precoce, promovendo, assim, o tratamento adequado.
A anemia é caracterizada pela redução na quantidade de glóbulos vermelhos ou na hemoglobina no sangue. Essa condição impede o transporte adequado de oxigênio para os órgãos e tecidos, causando diversos sintomas, como:
- Cansaço extremo
- Falta de disposição
- Palidez
- Tontura
- Dor de cabeça
- Dificuldade de concentração
As causas da anemia são diversas, incluindo deficiências nutricionais, como falta de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, doenças crônicas e sangramentos. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue e o tratamento varia de acordo com a causa da doença.
A leucemia é um tipo de câncer do sangue que afeta a produção e a função dos glóbulos brancos. As células doentes se multiplicam descontroladamente na medula óssea, dificultando a defesa do organismo contra infecções. Os sintomas da leucemia incluem:
- Fadiga
- Febre
- Infecções frequentes
- Sangramentos e hematomas
- Aumento do baço e dos fígados
- Dor nos ossos
O diagnóstico da leucemia é feito por meio de exames de sangue e medula óssea. O tratamento depende do tipo de leucemia, da idade e da saúde geral do paciente, e pode incluir quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.
Ambas são doenças sérias, mas que podem ser tratadas com sucesso, especialmente quando diagnosticadas precocemente.
Junte-se à causa! Faça a diferença informando-se sobre as doenças e disseminando as informações, faça exames preventivos, doe sangue e medula óssea!