A Norma Regulamentadora Nº 25 (NR-25) estabelece diretrizes essenciais para garantir segurança e saúde no trabalho relacionadas ao gerenciamento de resíduos industriais.
Recentemente, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTE) atualizou essa norma, por meio da Portaria N° 3.994/22, publicada no Diário Oficial da União em 7 de dezembro de 2022. As mudanças já estão em vigor desde 2 de janeiro de 2023 e trazem novas orientações para empresas e indústrias no Brasil, reforçando a organização e a clareza das informações que devem ser seguidas para a destinação correta de resíduos.
As atualizações seguem o artigo 114 da Portaria 672, de 8 de novembro de 2021, que determina a estruturação das normas de segurança e saúde em quatro partes essenciais: sumário, objetivo, campo de aplicação e requisitos gerais, técnicos e administrativos. Essa organização textual visa tornar mais objetiva a aplicação das diretrizes da NR-25, que agora atende também a exigências de sustentabilidade e conformidade com o meio ambiente.
Leia também: Incineração de resíduos perigosos: Solução segura e sustentável
Objetivo e aplicação da NR-25: garantir a segurança e o meio ambiente
- Objetivo da NR-25: o principal objetivo da NR-25 é garantir que o gerenciamento de resíduos industriais seja realizado de forma segura e saudável, minimizando os riscos para trabalhadores e o meio ambiente.
- Campo de aplicação: a norma se aplica a todas as atividades de gerenciamento de resíduos provenientes de processos industriais, abrangendo resíduos sólidos, líquidos e gasosos ou combinações dessas formas.
O que são resíduos industriais segundo a NR-25?
A NR-25 define resíduos industriais como aqueles gerados durante processos industriais e que, devido às suas características físicas, químicas ou microbiológicas, diferem dos resíduos domésticos. Exemplos incluem cinzas, lodos, óleos, substâncias alcalinas ou ácidas, escórias, poeiras, borras e emissões atmosféricas. Esses resíduos exigem um manejo especializado para prevenir impactos ambientais e garantir a segurança dos trabalhadores.
Leia também: Confira quais são as obrigações ambientais legais do mês de novembro
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.