O Brasil conta com um grande número de montadoras instaladas no país. Sendo assim, elas agregam milhares de empregos e geram renda para diversas famílias. No entanto, apesar de muito positiva, a indústria automotiva produz toneladas de resíduos por ano, que devem ser tratados de maneira ambientalmente correta para não prejudicarem o meio ambiente.
Dessa forma, elas produzem, majoritariamente, rejeitos da Classe I e da Classe II, que são eles:
- Classe I: resíduos perigosos, como: combustíveis, óleos, lubrificantes, fluidos do radiador, entre outros;
- Classe II: rejeitos recicláveis, que em sua maioria podem ser reaproveitados, como: chapas de aço, plásticos, fios elétricos, pneus, entre outros.
Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece regras no tratamento dos rejeitos da indústria automotiva
Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e pelo decreto nº 7.404 de 2010, algumas regras devem ser seguidas pelas geradoras de resíduos automotivos. Sendo assim, caso não sejam seguidas, multas podem ser aplicadas.
A Inovar Ambiental atua no gerenciamento desses resíduos e pode ajudar sua empresa. Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.