O Brasil possui uma extensa lista de normas sobre o transporte de resíduos. Isso se deve ao fato de procurar regulamentar e mitigar todos os problemas que o descarte inadequado desses resíduos pode causar ao meio ambiente e à saúde humana.
Sendo assim, uma das principais diretrizes que regem o transporte residual do País é a NBR 13.221, da ABNT. Conhecida como Comissão Nacional de Meio Ambiente, ela estabelece todas as regras para o transporte de resíduos sólidos não perigosos no Brasil.
Com isso, busca regulamentar o serviço de forma que atenda aos requisitos de proteção ao meio ambiente, à saúde pública e aos padrões desejáveis de segurança.
Leia também: Confira quais são as obrigações legais ambientais do mês de junho
ANTT 5232/2016 e NBR 7500 – Conheça outras normas que tratam sobre transportes de resíduos
O transporte de resíduos perigosos é regulamentado pela ANTT 5232. Dessa maneira, ela determina, além dos requisitos técnicos para ao transporte destes materiais, a classificação de acordo com o número ONU de cada resíduo. Também determina as tabelas de precedência de risco, o transporte em quantidade limitada e identificada no documento fiscal, a identificação das embalagens e sobre embalagens para que qualquer um que manuseie o material saiba do que se se trata.
Por fim, A NBR 7500 é uma norma que estabelece o procedimento adequado para quaisquer materiais por via terrestre. Sendo assim, seja através do modal ferroviário ou rodoviário. A norma trata de veículos, especificações, identificações, questões relativas ao condutor, ao tipo de transporte e etc.
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.