O gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) está entre os que mais demandam cuidado. Como provêm de hospitais, centros cirúrgicos, laboratórios, farmácias, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias e estúdios de tatuagem, carregam muitos materiais biológicos, infectantes, químicos e perfurocortantes que, podem facilmente colocar a saúde pública e saúde ocupacional, bem como o meio ambiente, em risco.
Por isso, ao contar com a Inovar Ambiental, o seu estabelecimento tem um único parceiro capaz de fazer a coleta, o acondicionamento, o transporte e a destinação final completa dos seus resíduos de saúde. Conforme ainda orienta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os processos devem ser planejados e implementados a partir de bases técnicas e científicas, normativas e legais. Caso contrário, a empresa poderá sofrer perdas financeiras e operacionais em função de multas aplicadas por órgãos fiscais municipais, estaduais ou federais.
Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS)
O Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) deve ser elaborado por uma empresa profissional competente, contendo assim a caracterização dos materiais gerados no local, informações de como devem ser acondicionados, coletados e armazenados.
Na documentação, também é importante que haja orientações sobre higienização e limpeza das áreas geradoras dos resíduos e os métodos de segurança para preservar a saúde dos trabalhadores que os manuseiam, como os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários.
A Inovar Ambiental está no mercado desde 2013, oferecendo as melhores soluções em resíduos de empresas e, hoje, amplia as suas capacidades para os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, para atender o estado de Minas Gerais da maneira mais ampla e completa possível.