O aproveitamento energético de resíduos está entre os planos de ação do Programa Lixão Zero, cujo objetivo é ampliar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Nesse sentido, a metodologia entra como uma solução interessante para acabar com medidas ultrapassadas, como os lixões a céu aberto e os aterros sanitários, além de ser uma alternativa às fontes de energia fósseis.
Quais tipos de energia são gerados a partir dos resíduos?
Os resíduos coletados podem contribuir com a geração de energia calorífica, elétrica ou produção de biogás, no caso daqueles que são compostos orgânicos. Para definir a melhor usabilidade, a equipe da Inovar Ambiental elabora uma análise detalhada sobre os materiais gerados pelo estabelecimento do cliente.
Em relação às tecnologias de aproveitamento energético, pode-se destacar o coprocessamento em fornos de clínquer. Nesse procedimento, os resíduos sólidos e/ou pastosos são utilizados como combustível para a fabricação de cimento, chegando a temperaturas de 1.450ºC. Um dos maiores destaques do procedimento é a não geração de cinzas.
Um método semelhante é a incineração, que realiza a combustão dos resíduos coletados a 850ºC, gerando assim dois tipos de energia: térmica e elétrica.
Na pirólise e gaseificação, o resíduo é submetido a uma reação térmica que resulta em gás de síntese, também conhecido, como syngas. Este, por sua vez, pode ser utilizado tanto na geração de energia, como matéria-prima de metano, hidrogênio, químicos e biocombustíveis.
Por fim, na digestão anaeróbia, os resíduos orgânicos sofrem decomposição a partir de microrganismos, transformando-se em um biogás, com alto poder calorífico, que pode ser utilizado como energia térmica, elétrica ou gás veicular. Além disso, também cumpre o papel de ser um ótimo biofertilizante.
Independentemente da metodologia, a solução perfeita para o aproveitamento energético dos resíduos da sua empresa está aqui!
A Inovar Ambiental possui profissionais especializados e tecnologias excepcionais para o aproveitamento energético de resíduos, acompanhado de uma gestão global de resíduos eficiente e completa!