Com a Inovar Ambiental, a sua empresa vai repensar a maneira com que lida com as sobras de produção pelo processo de valorização de resíduos. O processo contempla o terceiro R da sustentabilidade, o de Reutilizar, e consiste na reinserção daquilo que seria descartado na cadeia de produção, seja como matéria-prima, fonte de energia ou como novos produtos.
Por isso, além de economicamente sustentável, a prática é vista como uma solução com grandes vantagens econômicas para a empresa, que pode passar a depender menos de fornecedores de matérias-primas, por exemplo. No entanto, ao contrário do que se pode imaginar, esse processo exige testes e estudos técnicos, para atender aos critérios reais de valorização.
Como ocorre a valorização de resíduos industriais na Inovar Ambiental?
Ao ter a Inovar Ambiental como parceira da sua empresa nesse processo, os resíduos passarão pelas seguintes avaliações: classificação, potencial de reuso, volume gerado, viabilidade e, por fim, a aplicabilidade.
Na fase de classificação, o nosso time avalia se os resíduos gerados atendem os critérios de perigosos ou não perigosos.
O potencial de reuso, por sua vez, determina se, de fato, têm condições para retornar à cadeia produtiva ou se devem realmente ir à destinação final.
O volume é outro ponto muito importante, visto que, é importante tenho em muitos quilos, ou até mesmo, em toneladas, dependendo do resíduo.
A viabilidade é outro ponto-chave a ser verificado. Afinal, é imprescindível levantar informações de mercado, custo de logística, mão de obra, bem como questões legislativas, para colocar a valorização em prática.
Por fim, a equipe da Inovar Ambiental, com base em estudo e experiência de mercado industrial, aponta quais as possíveis aplicações dos materiais, para que a empresa cliente determine o que será melhor para ela.