31 3508.1919

Do que se trata o conceito “Aterro Zero” e como minha empresa pode colaborar com ele?

Aterro Zero

O conceito de Aterro Zero, conhecido também como resíduo zero, foi uma meta criada em meados dos anos 70, pela Aliança Internacional Zero Waste, que repercute até hoje e visa eliminar integralmente o descarte de resíduos em aterros. O propósito da meta é criar uma sociedade mais sustentável e engajada no desenvolvimento sustentável, tanto na esfera pessoal, quanto industrial. 

Entre os princípios da meta de lixo zero, estão: conservar recursos naturais, estimular o consumo de produtos que estejam dentro dos planos de resíduo zero, gerenciar produtos e processos a fim de reduzir os resíduos produzidos e minimizar a contaminação do solo, da água e do ar.

Entretanto, segundo o panorama de resíduos sólidos, feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cerca de 39,8% dos resíduos sólidos gerados no Brasil ainda recebem a disposição inadequada e são direcionados para aterros controlados e lixões. Esta porcentagem equivale a mais de 30 milhões de toneladas por ano. 

Leia também: Pesquisa aponta que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas que exercem práticas sustentáveis

Políticas de redução, reuso e reciclagem estão entre as principais soluções para o Aterro Zero

Aterro Zero

É necessário que as empresas tenham em mente que a meta de Aterro Zero tem como principal objetivo reaproveitar o máximo possível os resíduos gerados na cadeia produtiva. Isto se dá por meio de ações voltadas ao gerenciamento eficiente de resíduos, bem como a colaboração com projetos de pesquisa que busquem formas de destinação ambientalmente adequada para os que ainda não possuem. 

O investimento em programas e políticas de redução, reuso e reciclagem se faz necessário, pois assim evita-se que os materiais sejam direcionados para aterros. A organização deve mapear os resíduos, as possibilidade de redução e as formas de reaproveitamento. 

Sendo assim, a empresa deve investir em um sistema de produção circular, na qual a reciclagem se torna prioridade e aliada. Além disso, o maquinário e os processos produtivos devem ser realinhados para atingir o mínimo de geração de resíduos. 

A Inovar Ambiental realiza a gestão global de resíduos junto a empresa, conforme a legislação e respeitando o meio ambiente! Assim, colaboramos com a meta do Aterro Zero e caminhamos com os clientes em direção ao desenvolvimento sustentável. 

Leia também: Geração de resíduos cresceu 18% durante a pandemia no Brasil

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar