31 3508.1919

Conheça o Planares, plano que visa encerrar os lixões até 2024

Planares

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), consolidado no Decreto 11.043, foi aprovado no dia 13 de abril de 2022. O documento realiza diagnósticos acerca dos resíduos sólidos no Brasil e estabelece metas e diretrizes que visam modernizar a gestão de resíduos no país. 

O Planares não exclui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo uma forma estratégica a longo prazo para preparar os geradores para as disposições legais, princípios, objetivos e orientações da PNRS. As duas atuam em complemento! 

O plano começa com o diagnóstico da situação nacional dos resíduos sólidos, acompanhado da tese de cenários, levando em consideração tendências nacionais, internacionais e macroeconômicas. Com base nisto, são estabelecidas metas, diretrizes, projetos, programas e ações para o alcance destes objetivos, em até 20 anos. 

O documento foi elaborado por meio do Acordo de Cooperação com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), coordenado pela Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SQA/MMA). 

Leia também: Legislação ambiental: confira as 4 principais políticas nacionais

Confira algumas das metas estabelecidas pelo Planares

Planares

Além do objetivo de encerrar os lixões e aterros controlados até 2024, o Planares incentiva a recuperação de resíduos. O plano projeta uma taxa de reaproveitamento de 50% nos próximos 20 anos. Entre as demais metas, estão:

  1. Eliminar práticas de disposição final inadequada
  2. Minimizar a quantidade de resíduos e rejeitos que recebem destinação final, mesmo que ambientalmente adequada
  3. Aumentar a reciclagem de resíduos da construção civil
  4. Incentivar o acréscimo da destinação ambientalmente adequada de resíduos de serviço de saúde
  5. Promover a inclusão social de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis 

As empresas que já colaboram com o cumprimento destas metas, como a Inovar Ambiental, devem seguir em conformidade com a PNRS  e, agora, o Planares. Assim, colaboramos com a busca do desenvolvimento sustentável. 

Leia também: Qual a importância da gestão de resíduos em construtoras?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar