31 3508.1919

Qual a importância da gestão de resíduos em construtoras?

A tendência para o ramo das construtoras é equilibrar a economia de recursos com a sustentabilidade, o que é atingido com uma gestão de resíduos eficiente, análise e reestruturação de processos. A taxa de desperdício neste setor, ou seja, o desperdício dos resíduos em construtoras no Brasil, chega a 25%. Isto significa que, a cada quatro prédios construídos, o material necessário para construir inteiramente mais um é jogado fora. 

A forma correta de lidar com os desperdícios gerados é procurar formas de reaproveitamento e maneiras de fazer a disposição final correta dos resíduos, visando a preservação do meio ambiente.

Por isso, a Inovar Ambiental oferece coletas (semanais, quinzenais, mensais, trimestrais ou semestrais) para construtoras, atendendo a necessidade do cliente. Assegurar a disposição correta dos resíduos garante o cumprimento da legislação prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e evita penalizações ambientais. Nós encaminhamos seus excedentes para estações de tratamento especializada que farão a destruição ou reciclagem do material. 

Leia também: Quais são as vantagens da reciclagem de resíduos? Confira!

Como fazer uma boa gestão de resíduos em uma construtora?

É importante confiar em profissionais competentes para realizar a gestão de resíduos, mas pequenas práticas podem ser positivas e informativas e ajudam a gerar consciência no ambiente. Alguns exemplos: 

  1. Separar os resíduos

A separação dos restos de materiais que foram utilizados na obra, como tijolos, metais, plásticos, isopor, entre outros, insere a ideia de que nem tudo é simplesmente descartado e pode ser reutilizado.

     2. Escolher maquinários que reaproveitam materiais

Existem máquinas que transformam alguns entulhos em matéria-prima, uma opção viável é utilizá-las quando possível, pregando a cultura da reutilização e ensinando sobre os materiais recicláveis.

    3. Capacitação

Para que as mudanças sejam efetivas, é preciso ter uma equipe informada e engajada sobre a gestão de resíduos. Por isso, capacitar funcionários sobre a separação e reutilização de resíduos é benéfico.

Leia também: Conheça a Lei 18.031 que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar