31 3508.1919

Coprocessamento colabora com a preservação de recursos naturais; entenda

coprocessamento

O coprocessamento é uma das formas ambientalmente adequadas de destinar resíduos e passivos ambientais. Nele, os itens descartados são depositados em fornos de cimento e utilizados como complemento ao combustível que alimenta as chamas do forno, e transforma o calcário e a argila em matéria-prima para o cimento, mais conhecida como clínquer.

O procedimento elimina integralmente os resíduos e colabora com a preservação dos recursos naturais finitos, pois reduz consideravelmente a necessidade de extração de matérias-primas. Ele também substitui parte dos recursos energéticos não renováveis, como o petróleo, por resíduos de diversos setores industriais. 

O processo está devidamente previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e na resolução CONAMA 499/20. A combustão é a reação-chave do coprocessamento, portanto os parâmetros do interior dos fornos devem estar ideais e dentro dos padrões exigidos pelas normas. 

Leia também: Você sabia que alguns resíduos perigosos podem ser coprocessados? Confira e saiba mais

A Inovar Ambiental realiza o coprocessamento de resíduos industriais, sólidos, químicos e produtos inservíveis 

coprocessamento

O coprocessamento da Inovar Ambiental é feito a partir do envio dos resíduos para as estações, onde passam por uma destruição térmica. A partir dela, o calor da queima dos resíduos é reaproveitado na fabricação de produtos, como o cimento. Este processo é mais sustentável que o envio à incineração, por exemplo, pois não utiliza carvão.

O carvão se forma a partir da decomposição de matéria orgânica no ambiente que não contém oxigênio e, apesar de possuir grande disponibilidade na natureza, não se renova em um curto espaço de tempo. Sendo assim, é extremamente necessário investir em outras fontes de energia, como a Inovar faz. 

Além de um processo que respeita o meio ambiente e alinhado às normas regulamentadoras, oferecemos a todos os parceiros um selo de responsabilidade socioambiental e o certificado de destinação final, para garantir que os resíduos foram devidamente tratados e destinados. É uma forma de tornar a sustentabilidade visível para a sua empresa! 

Leia também: Reciclagem de papel minimiza a poluição ambiental

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar