31 3508.1919

Lâmpadas, pilhas e baterias são classificadas como resíduos perigosos

lâmpadas pilhas e baterias

As lâmpadas, pilhas e baterias, apesar de recorrentes no dia a dia industrial, são classificadas como resíduos perigosos classe 1 e devem ser coletadas e destinadas corretamente. 

As pilhas e baterias carregam internamente uma ou mais das seguintes substâncias: Chumbo (Pb), Cádmio (Cd), Mercúrio (Hg), Níquel (Ni), Prata (Ag), Lítio (Li), Zinco (Zn) ou Manganês (Mn). Sendo assim, possuem características de corrosividade, reatividade e toxicidade.

No caso das lâmpadas, o pó luminoso encontrado no interior do material contém Mercúrio. Logo, elas não podem ser quebradas e descartadas incorretamente, pois a substância oferece danos à saúde humana e ao meio ambiente. 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Estadão, os brasileiros consomem por ano uma média de 200 milhões de lâmpadas fluorescentes. Porém, apenas 6% do total é descartado corretamente – cerca de 333 mil. Assim como as pilhas e baterias, as lâmpadas têm componentes reaproveitáveis e devem ser coletados, separados e tratados!

Leia também: Você sabia que alguns resíduos perigosos podem ser coprocessados? Confira e saiba mais

Conte com a gestão global de resíduos da Inovar Ambiental para destinar as suas lâmpadas, pilhas e baterias corretamente

lâmpadas pilhas e baterias

A gestão de resíduos da Inovar Ambiental é completa e atende diversos tipos de materiais, entre eles, as lâmpadas, pilhas e baterias. Todo o processo é feito em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o órgão ambiental competente.

No caso das lâmpadas, há a separação dos componentes para a reciclagem e descontaminação, com todos os cuidados pertinentes para que não haja fuga de vapor de mercúrio. Os subprodutos gerados no processo são encaminhados às indústrias de beneficiamento.

Já as pilhas e baterias, após serem coletadas no gerador, são devidamente acondicionadas e passam por processos semelhantes, para que as substâncias com potencial de reciclabilidade sejam reinseridas no ciclo produtivo.

Os materiais que serão reciclados são enviados aos locais apropriados para isto, com veículos específicos e próprios da Inovar Ambiental. Conte conosco para tratar e destinar corretamente estes resíduos!

Leia também: Reciclagem de papel minimiza a poluição ambiental

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar