31 3508.1919

Veja 4 formas eficazes e corretas de armazenar resíduos

armazenar resíduos

O gerenciamento de resíduos deve ser feito de forma cuidadosa, levando em consideração as maneiras mais eficazes e corretas de armazená-los. É essencial que a coleta, armazenamento, transporte e o tratamento sejam responsáveis e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 

A qualidade da coleta depende diretamente do acondicionamento apropriado, que é decidido a partir da classificação, quantidade e volume dos resíduos. Um armazenamento adequado otimiza a operação, evita acidentes e minimiza o impacto visual e olfativo. 

A responsabilidade deste processo é compartilhada entre o gerador e a empresa especializada. O armazenamento irregular de resíduos químicos, por exemplo, pode acarretar em prisão de um a quatro anos e multa aos responsáveis. 

Entre as formas eficazes de acondicionar resíduos, estão:

  1. Tambores 

São comumente utilizados para armazenar resíduos industriais, líquidos e sólidos. É uma forma segura de transporte e acondicionamento e o tambor deve ser homologado pelo INMETRO. 

      2. Big bags

As big bags são uma espécie de container flexível e são confeccionadas em ráfia de Polietileno. Sendo assim, são altamente resistentes, enquanto possuem fácil manuseio. São ideais para o acondicionamento de resíduos sólidos. 

      3. Contentores (IBC) 

Os contentores são reservatórios multiuso, podendo transportar cargas líquidas, sólidas, semi-sólidas e pastosas. São seguros e fáceis de utilizar! 

      4. Porta bags 

É uma estrutura tubular utilizada no armazenamento e estocagem vertical de big bags. Com ela, é possível empilhar os containers flexíveis.

Leia também: Geração de resíduos cresceu 18% durante a pandemia no Brasil

Conte com a Inovar Ambiental para armazenar os seus resíduos

armazenar resíduos

Além de estar há mais de 8 anos no mercado e ser uma empresa especializada na gestão de resíduos, a Inovar Ambiental disponibiliza aos seus clientes tambores, big bags, contentores (IBC) e porta bags dos mais diferenciados tamanhos e para as mais diversas necessidades!

Estas são as embalagens de armazenamento legalmente aceitas e tecnicamente recomendadas para este processo, pois não conferem riscos ao meio ambiente e às pessoas envolvidas no manuseio. 

Com a Inovar Ambiental, você não precisa contratar terceiros para realizar o armazenamento adequado dos resíduos. Em conjunto com a sua empresa, realizamos todo o processo da forma mais transparente e legítima. 

Leia também: Greenwashing: o que é e por que sua empresa deve evitá-lo?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar