31 3508.1919

Pandemia aumentou drasticamente número de resíduos de saúde e país se adapta à nova realidade

resíduos de saúde

Em dois anos, a pandemia da Covid-19 alterou completamente a rotina das empresas. A nova realidade exigiu a adoção de protocolos, novas vacinas e equipamentos de segurança. Todos estes, devem ser devidamente descartados e tratados para não gerar impactos negativos ao meio ambiente. 

Segundo dados divulgados pela OMS, até novembro de 2021, 8 bilhões de doses de vacinas foram administradas, resultando em 144 mil toneladas de resíduos adicionais, principalmente seringas, agulhas e caixas de proteção. 

Além destes, até o período, cerca de 87 mil toneladas de equipamentos de proteção individual (EPI’s) foram encomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta situação evidenciou a necessidade de readaptação da logística de gestão de resíduos sólidos de saúde, em todos os ambientes.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) precisa ser atualizado às novas demandas e números. Apesar da pior fase da pandemia ter passado, os materiais continuam sendo utilizados e diversas regulamentações se tornaram realidade nas empresas, como o uso de máscaras e os testes de covid-19.

Leia também: Conheça o Planares, plano que visa encerrar os lixões até 2024

Conte com a Inovar Ambiental para gerenciar os seus resíduos de saúde

resíduos de saúde

A Inovar Ambiental realiza a gestão de resíduos de serviço de saúde, com fases de manejo completas, sendo elas: segregação, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final. Em razão dos riscos que os materiais oferecem, devido às substâncias químicas, biológicas e perfurocortantes de sua composição, o nosso time é totalmente treinado para colocar todo o gerenciamento adequado em prática.

A fim de evitar a contaminação do meio ambiente ou a ocorrência de acidentes de trabalho com profissionais da saúde ou da limpeza, em virtude do contato com os resíduos, a Inovar prioriza a excelência em todos os processos. Além do mais, realiza em conjunto ao parceiro, a elaboração de um PGRSS de qualidade e eficiente!

Leia também: Veja 4 formas eficazes e corretas de armazenar resíduos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar