31 3508.1919

Qual a diferença entre logística e manufatura reversa?

É muito comum nomes e termos parecidos serem tratados como a mesma coisa. Um exemplo disso é em relação à  logística reversa e a manufatura reversa. A primeira delas está descrita na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010, como medida obrigatória. Assim, tem como intuito mitigar a quantidade de resíduos que são descartados em lixões públicos. 

Dessa maneira, os fabricantes de materiais cabíveis na logística reversa, como eletrônicos e eletroeletrônicos, elaboram anualmente estratégias para que esse material seja devolvido quando sua via útil termina, utilizando seu resíduo novamente na cadeia produtiva, onde acontece a manufatura reversa. 

Leia também: Processo End to End: O que é e como aplicar em sua empresa

Saiba como diferenciar a logística reversa da manufatura reversa

Para diferenciar os dois itens basta lembrar que a logística reversa é quem prevê que os produtos sem vida útil devem retornar à cadeia de produção como resíduos, aproveitando tudo o que é possível destes materiais. 

Já na manufatura reversa, todo o material coletado é enviado para uma Central, que realiza a separação das peças, avaliando o que pode ser reciclado e o que deve ter uma destinação final.

Leia também: Conte com a Inovar Ambiental para o gerenciamento correto dos seus resíduos perigosos na Grande BH

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram

× Fale com a Inovar