31 3508.1919

Confira como definir e classificar a destinação final de resíduos industriais em sua empresa

A destinação final é parte essencial de uma boa gestão de resíduos industriais em uma empresa. Sabendo disso, a NBR 10004 de 2004 é quem orienta a classificação dos despojos no Brasil. Assim, eles são alocados de acordo com os riscos ambientais que cada um possui.

Sendo assim, os principais modos de destinação são: 

  • Coprocessamento: destinação final térmica que possibilita a transformação do resíduo em combustível para fornos das indústrias cimenteiras.
  • Manufatura reversa: processo de descaracterização dos materiais para que eles possam ser reciclados ou, no caso dos não recicláveis, receber a destinação final. 
  • Fragmentação: transforma documentos e outros produtos em pedaços minúsculos para que as marcas ou qualquer identificação fiquem ilegíveis.
  • Incineração: os resíduos são queimados usando fornos ou usinas próprias.

Leia também: Qual a diferença entre logística e manufatura reversa?

Veja como os resíduos industriais são classificados

Os resíduos industriais são classificados em três grupos: os perigosos (Classe I), os não perigosos (Classe II A) e os não perigosos e inertes (Classe II B).

Assim, o primeiro é conhecido dessa forma por contar com despojos com características específicas. Dessa maneira, possuem corrosividade, inflamabilidade, patogenicidade, reatividade e/ou toxicidade. 

Já os resíduos da Classe II A são biodegradáveis ou possuem solubilidade em água. Por fim, a Classe II B são aqueles não solúveis que não sofrem reações químicas, mas não afetam outros materiais quando em contato. 

Leia também: Processo End to End: O que é e como aplicar em sua empresa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram

× Fale com a Inovar