31 3508.1919

Segundo meta realizada pelo Planares, Brasil deverá aumentar índice de reciclagem nos próximos anos

De acordo com uma meta traçada pelo Plano Nacional dos Resíduos Sólidos (Planares), o Brasil deverá saltar de uma taxa de reciclagem de 2% para uma de 48% nos próximos 18 anos. Dessa forma, o objetivo principal do Plano é que haja mais reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética dos resíduos em um futuro próximo. 

Além disso, a meta tem como outro objetivo encerrar as atividades dos lixões no Brasil até 2024. Atualmente, o País conta com 3 mil ativos. Assim, com essa ação, estima-se que os resíduos sejam descartados de maneira ambientalmente correta e a poluição diminua. Outro fator positivo é a possível reutilização de matérias primas, fazendo com que novos materiais não precisem ser extraídos do meio ambiente. 

Leia também: Confira as obrigações legais ambientais referentes a setembro de 2022

Manufatura reversa será um grande aliado para a melhora do índice de reciclagem

A manufatura reversa é o processo de descaracterização dos produtos visando a reciclagem e destinação final dos materiais não recicláveis. Isso significa que os resíduos passam por um processo contrário ao da linha de montagem, já que, nesse caso, são transformados em fragmentos, para posteriormente serem despachados.

Leia também: Veja como fazer o descarte de resíduos químicos da sua empresa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar