31 3508.1919

Veja como fazer o descarte de resíduos químicos da sua empresa

Não há dúvidas de que, o gerenciamento de resíduos químicos é um dos que mais exigem procedimentos qualificados, responsáveis e que respeitem o meio ambiente. Qualquer negligência é o suficiente para colocar em risco a saúde pública e a integridade de rios e solos, por exemplo. Nesse sentido, é muito importante contar com um parceiro experiente em todos os seus processos, como a Inovar Ambiental. No conteúdo de hoje, abordaremos como fazer o descarte de resíduos químicos corretamente, para que o nosso time os recolha depois e faça os devidos tratamentos.

Leia também: A destinação final correta de resíduos químicos é essencial para efetuar práticas sustentáveis na sua empresa

Antes de tudo, é preciso que uma equipe técnica faça a classificação deles, para saber se contém substâncias corrosivas ou inflamáveis, por exemplo. No caso da geração de pequenos e médios volumes de resíduos químicos, a Inovar Ambiental disponibiliza IBCs e galões de plástico rígido e resistente, com a tampa totalmente vedada, para evitar que os gases se espalhem pela atmosfera ou que haja algum tipo de derramamento.

E no caso do descarte de grandes volumes de resíduos químicos?

descarte de resíduos químicos

Em relação aos grandes volumes, nossa equipe terceiriza caminhões tanque, para que tudo o que for gerado já seja armazenado em um ambiente seguro, que minimize o contato das pessoas com os resíduos. Por fim, vale lembrar que, em alguns casos, os materiais químicos descartados podem ser aproveitados nos fornos de coprocessamento, para que o calor seja aproveitado na fabricação de cimento.

Leia também: Ao serem despejados de modo irregular, resíduos químicos acabam causando graves impactos na vida aquática

Independentemente do tipo de resíduo químico gerado pela sua empresa, a equipe da Inovar Ambiental fará um excelente trabalho de gerenciamento, emitindo o Certificado de Destinação Final autenticado pela FEAM e Ibama, constatando as práticas adotadas durante a gestão.

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram

× Fale com a Inovar