31 3508.1919

Coprocessamento – Conheça a técnica da blendagem e seus diversos benefícios

A blendagem é um processo de tratamento de resíduos líquidos ou sólidos que acontece no coprocessamento. Dessa maneira, os materiais, depois de triturados e misturados, formam o blend, substância com alta capacidade calorífica. 

A partir desse procedimento, o material misturado auxilia na destinação ambientalmente correta e segura dos resíduos. A saber, o processo impede os riscos de contaminação e não gera passivos, pois transforma de forma integral os materiais. Sendo assim, a técnica mitiga os impactos ambientais.

Leia também: Segundo meta realizada pelo Planares, Brasil deverá aumentar índice de reciclagem nos próximos anos

Quais são os resíduos que podem passar pela blendagem e quais são os benefícios da técnica? 

Os resíduos que podem passar pela blendagem são diversos, como: substâncias oleosas, catalisadores usados, tortas de filtro, resinas, colas, látex, pneus, borrachas, plásticos, tintas, solventes, lodos (de ETEs), refratários, papel, entre outros. 

Dessa maneira, os principais benefícios da técnica são: 

  • Preservação de recursos naturais não renováveis;
  • Geração de emprego e renda;
  • Otimização da gestão dos resíduos sólidos e líquidos;
  • Eliminação total dos resíduos;
  • Redução do espaço de armazenamento.

Leia também: Confira as obrigações legais ambientais referentes a setembro de 2022

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar