31 3508.1919

Confira quais são as etapas na gestão completa dos resíduos químicos

Realizar a gestão correta e completa dos resíduos químicos é fundamental para mitigar os riscos que essas substâncias causam ao entrar em contato com o meio ambiente. Dessa maneira, o gerenciamento vai desde a coleta até o tratamento final.

Sendo assim, o tratamento dos resíduos químicos começa pelo exame dos rejeitos. A prática é  essencial, pois a partir do resultado gerado serão observados os detalhes constitutivos, que são capazes de identificar o melhor tratamento aos resíduos.

A partir disso, o gerenciamento de resíduos químicos cuida de uma estocagem segura dos resíduos, capaz de impedir qualquer vazamento de substâncias. 

Leia também: Novembro não possui Obrigações Legais Ambientais: confira como fica o calendário para o fim de 2022

Transporte dos resíduos químicos e descarte ambientalmente adequado dos mesmos – confira os próximos passos da gestão correta

O segundo passo da gestão correta e completa dos resíduos químicos é realizar o transporte desses materiais em um veículo especial, garantindo a segurança no deslocamento, e mitigando acidentes e vazamentos.
Por fim, acontece o descarte da maneira correta já estudada. Em alguns casos há a possibilidade da reciclagem de alguns resíduos, quando viável.
Leia também: Como a sua empresa deve fazer o descarte de lâmpadas fluorescentes?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar