Os resíduos eletroeletrônicos são cada vez mais comuns em nosso dia a dia. Dessa maneira, é essencial realizar o descarte correto dos materiais para mitigar os problemas ao meio ambiente.
Assim, uma das maneiras de se realizar a gestão desses resíduos é adotar a logística reversa. O método consiste no recolhimento dos produtos feito pela fabricante do material ou por empresas especializadas, como a Inovar Ambiental. Outra forma de se realizar o descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos é realizar a reciclagem dos materiais presentes nos equipamentos.
Leia também: Confira quais são as legislações que regem o coprocessamento no país
Confira como os resíduos eletroeletrônicos são classificados e como isso auxilia na gestão correta desses materiais
Os resíduos eletroeletrônicos são separados em quatro diferentes grupos, confira:
- Linha marrom: aparelhos de DVD, monitores e televisores;
- Linha azul: batedeiras, liquidificadores e cafeteiras;
- Linha branca: refrigeradores, congeladores e fogões
- Linha verde: constituída por desktops, tablets e celulares.
Dessa forma, essa separação por grupos auxilia no descarte, tratamento e gestão correta dos resíduos eletroeletrônicos. Assim, os impactos negativos ao meio ambiente são diminuídos.
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.