Os indicadores de gestão de resíduos são excelentes aliados para monitorar a eficiência e eficácia da gestão de resíduos dentro de uma empresa. Sendo assim, eles reúnem informações adequadas e sistematizadas para orientar uma decisão em seu empreendimento. Além disso, são consideradas ótimas ferramentas para mitigar problemas antes que se tornem irreversíveis.
A saber, existem alguns pontos que as empresas devem levar em consideração ao construir os indicadores da gestão de resíduos, confira:
- Ter uma base científica para os resultados serem mensurados;
- Construir um modelo adequado de indicador para alcançar o objetivo;
- Definir temas como prioritários para se monitorar;
- Ter fontes seguras de informação para tomada de dados;
- Realizar uma periodicidade para a coleta de dados;
- Ter facilidade no monitoramento.
Quais os objetivos por trás dos indicadores de gestão de resíduos em uma empresa?
Os indicadores de gestão de resíduos têm como intuito diferentes pontos, são eles: reconhecer metas e objetivos; sinalizar a necessidade de ações corretivas da estratégia da gestão de resíduos; subsidiar uma tomada de decisão; tornar útil uma ferramenta para o gerenciamento de indicadores ambientais e antecipar situações de risco.
Leia também: 5 Perguntas Frequentes sobre o MTR-MG
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.