A autoclave de resíduos de saúde consiste em um método de submissão dos subprodutos biológicos a um tratamento térmico. Com isso, ela é realizada seguindo condições de pressão em uma câmara selada por tempo determinado e com apenas uma pequena liberação de ar.
Assim, todos os tipos de microrganismos são neutralizados pelo calor se forem expostos a uma temperatura superior a sua resistente. A saber, existem diferentes maneiras de se realizar a autoclave no mercado.
Dessa forma, elas variam de temperatura (100ºC a 160ºC) e de duração de tratamento (20 a 120 minutos). As capacidades de cada aplicação também podem ser diferentes, desde uma instalação de 20 litros até um contêiner de 800 quilos.
Leia também: Entenda do que se trata o Relatório RAPP, do Ibama
Quais os principais benefícios de realizar a prática da autoclave nos resíduos de saúde
Ao realizar a autoclave nos resíduos de saúde, você conta com diversas vantagens, entre elas está o custo, que é mais baixo. Isso acontece, pois a técnica necessita basicamente de vapor e um cilindro metálico resistente. Dessa maneira, é mais acessível a hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros.
Outro benefício é a sustentabilidade. Como o procedimento não emite gases ou efluentes nocivos ao meio ambiente, ele é um amigo da natureza.
Leia também: Obrigações Legais Ambientais de Fevereiro de 2023
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.