Os efluentes podem ser produzidos por diversas áreas de serviços. Nas indústrias são resultados da limpeza do pátio, lavagem das peças do maquinário ou pelo uso de torres de resfriamento.
Assim, caso o descarte deles não seja eficaz, ele pode causar danos para o meio ambiente. Portanto, conheça os tratamentos adequados para resíduos líquidos da sua empresa.
Leia também: Entenda do que se trata o Relatório RAPP, do Ibama
Confira quais são os tratamentos indicados para os efluentes
A saber, um dos métodos mais utilizados é a Decantação (Flotação). Ele consiste na separação de misturas homogêneas e é usado para sedimentar os flocos formados no tratamento físico-químico.
Outro tratamento é a Coagulação e Floculação Química. Essa técnica é utilizada para desestabilizar partículas coloides (entre 1 nanômetro e 1 micrômetro) com auxílio de sais de ferro, formando partículas maiores.
Já a Filtração é um processo de remoção de partículas com filtragem da água com qualquer material poroso, como areia. A seguir, a Ultrafiltração é um sistema de separação por membranas. É utilizado para reter partículas de 1 a 100 nanômetros, além de coloides, moléculas, cistos minerais e microrganismos.
Assim, além desses, têm-se outras formas eficazes de tratamento de efluentes, como a esterilização da água por raios ultravioletas; o tratamento aeróbio biológico; a osmose reversa e a troca iônica.
Leia também: Obrigações Legais Ambientais de Fevereiro de 2023
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.