31 3508.1919

Saiba por que a compostagem é recomendada para destinação de lodo de ETE e resíduos orgânicos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que a destinação final deve ser ambientalmente adequada, buscando sempre mitigar danos à saúde pública e ao meio ambiente. Sendo assim, nesse contexto, a reciclagem e reaproveitamento de resíduos assumem uma importância estratégica para resolver os problemas ambientais. 

A saber, as práticas citadas são consideradas alternativas seguras, sustentáveis e em conformidade com a legislação. Dessa maneira, ao destinar resíduos orgânicos ao reaproveitamento, a pressão sobre os aterros é reduzida, e a transformação desses materiais em fertilizantes orgânicos, se torna uma solução eficiente e rica em nutrientes.

Leia também: Gestão global de resíduos da Inovar Ambiental é composta por uma série de procedimentos – Confira

Confira os benefícios de realizar a compostagem para a destinação do lodo 

A transformação dos lodos em fertilizantes para a agricultura é uma abordagem altamente adequada em termos técnicos, econômicos e ambientais, desde que realizada de maneira adequada. Assim, o processo termofílico desempenha um papel essencial, conferindo ao material as características necessárias para garantir segurança e praticidade durante a aplicação. 

A saber, a prática representa uma solução sustentável e eficiente para o reaproveitamento de lodos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e aprimorando a agricultura de forma responsável.

 Confira os benefícios da destinação dos resíduos sólidos: 

  • Alternativa ambiental correta, segura e definitiva em conformidade com a PNRS;
  • Redução dos passivos ambientais e esgotamento dos aterros;
  • Eliminação de patógenos devido à alta temperatura no processamento;
  • Redução da poluição do solo, água e ar;
  • Isenção de corresponsabilidade pelo resíduo para o gerador;
  • Promoção da reciclagem de nutrientes para o solo;
  • Revalorização e aproveitamento agrícola da matéria orgânica;
  • Transformação de resíduos em produtos úteis para outros segmentos.

Leia também: Inovar Ambiental tem presença confirmada na 2ª Feira Mineira de Resíduos que acontece daqui um mês

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar