31 3508.1919

Código ONU para resíduos perigosos – O que é?

O Código ONU para resíduos perigosos é um sistema de quatro dígitos desenvolvido para identificar e distinguir produtos químicos, estabelecendo assim um padrão global para a classificação de substâncias perigosas. Dessa maneira, a atribuição do número é responsabilidade do Comitê de Especialistas em Transporte de Mercadorias Perigosas das Nações Unidas. Portanto, é o órgão quem emite o documento, conhecido como “Livro Laranja”, fornecendo diretrizes detalhadas sobre a numeração ONU para o transporte desses produtos. Em outras palavras, a numeração ONU é semelhante a um RG (Registro Geral) para pessoas.

Leia também: Incineração de resíduos deve ser realizada conforme a legislação

Qual o principal objetivo do Código ONU para resíduos perigosos? 

O Código ONU para resíduos perigosos tem como principal objetivo regular os métodos de transporte de produtos químicos, fornecendo dados cruciais em situações de acidentes, detectar irregularidades e incompatibilidades no armazenamento desses produtos.

Dessa maneira, o número é uma ferramenta fundamental para a identificação e classificação no transporte de substâncias perigosas, sendo adotado por órgãos como a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para esse propósito.

Leia também: Confira quais são as obrigações legais ambientais do mês de agosto

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar