31 3508.1919

5 resíduos industriais que podem passar pela prática de compostagem

A prática de reaproveitamento de resíduos orgânicos industriais traz uma série de benefícios para o meio ambiente, a sociedade em geral e as organizações que a adotam.

Dessa maneira, a escolha pela compostagem não apenas reduz o impacto ambiental, mitigando a poluição do solo, da água e do ar, mas também gera nutrientes valiosos para a agricultura, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Além dos materiais orgânicos tradicionais, como folhas, alimentos e podas, muitos outros resíduos podem ser submetidos à prática, incluindo aqueles que não são amplamente reconhecidos. 

Leia também: Confira as Obrigações Legais Ambientais do mês de setembro de 2023

Veja alguns dos resíduos industriais que sua empresa pode enviar para a prática da compostagem

A saber, são diversos os resíduos de sua empresa que podem seguir pela prática da compostagem. Dessa maneira, confira 5 deles: 

  • Resíduos alimentícios: são sobras de alimentos, cascas de frutas, legumes e produtos vencidos; 
  • Derivados de madeira: resíduos como pó de carvão, cinzas de caldeira, cascas de pinus e eucalipto, cavaco de madeira e podas de árvores não tratadas; 
  • Resíduos agroindustriais: substâncias como terra diatomácea e perlita, utilizadas na agricultura, podem ser enviadas para a compostagem.
  • Resíduos animais: restos de abatedouros, cama de aviário, tortas, farinha de ossos, esterco de animais como boi, galinha e porco são exemplos de resíduos animais compostáveis, desde que armazenados de maneira adequada;
  • Lodos de ETE Biológica: lodos de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) ricos em matéria orgânica, nitrogênio e fósforo podem ser usados na compostagem para equilibrar a relação carbono/nitrogênio.

Além desses resíduos, diversos outros podem ser compostados, como resíduos vegetais, borras de café, aparas de madeira, cascas de ovos trituradas, sacos de chá, ramos e ervas secas, entre outros.

Leia também: Confira a importância do DDS e da CIPA para o time da Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar