31 3508.1919

Confira as técnicas de tratamento por trás do aproveitamento energético de resíduos

Os resíduos, quando gerenciados de uma maneira correta, podem ser aproveitados para a geração de energia de diferentes formas, dependendo de sua composição. Assim, a equipe da Inovar Ambiental realiza uma análise minuciosa dos rejeitos gerados por nossos clientes para determinar a melhor abordagem.

A saber, entre as tecnologias de aproveitamento energético, destacam-se o coprocessamento, a incineração, a pirólise e gaseificação e a digestão anaeróbia. 

Leia também: Veja como a sua empresa pode cuidar dos passivos ambientais gerados

Saiba mais sobre as tecnologias de aproveitamento energético utilizadas pela Inovar Ambiental

Como dito anteriormente, são quatro as formas mais utilizadas pela Inovar Ambiental, conheça mais sobre elas: 

  • Coprocessamento em fornos de clínquer: resíduos sólidos e pastosos são utilizados como combustível na fabricação de cimento, atingindo altas temperaturas de até 1.450ºC, sem gerar cinzas; 
  • Incineração: combustão dos resíduos a 850ºC, resultando em energia térmica e elétrica; 
  • Pirólise e gaseificação: submissão dos resíduos a uma reação térmica que gera gás de síntese (syngas), utilizado na geração de energia ou na produção de metano, hidrogênio, produtos químicos e biocombustíveis; 
  • Digestão anaeróbia: decomposição de resíduos orgânicos por microrganismos. Assim, produzindo biogás com alto poder calorífico, usado para energia térmica, elétrica ou gás veicular, além de funcionar como biofertilizante.

A Inovar Ambiental oferece soluções completas e eficientes para o aproveitamento energético de resíduos, complementadas por uma gestão global de resíduos conduzida por profissionais especializados e tecnologias avançadas.

Leia também: A Inovar Ambiental pode ajudar na gestão residual da sua empresa têxtil; veja

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar