31 3508.1919

Quais os cuidados as clínicas médicas devem ter ao descartar seus resíduos?

Os resíduos advindos das clínicas médicas podem conter microorganismos prejudiciais à saúde de profissionais e pacientes, tornando crucial seu descarte adequado. Assim, é essencial fazer a separação em duas categorias: resíduos contaminados e não contaminados. 

Dessa maneira, os contaminados devem ser acondicionados em sacos pretos, lacrados e entregues para coleta de resíduos perigosos. Já os não contaminados podem ser descartados nos recipientes destinados ao lixo comum. 

Os exemplos de resíduos contaminados incluem sangue, fluidos corporais, tecidos, materiais contaminados com saliva, e dispositivos em contato com fluidos corporais, entre outros que possam conter microorganismos.

Leia também: Confira como deve ser realizado o tratamento de resíduos advindos da metalurgia

Confira quais as formas de tratamento mais comuns para os resíduos advindos de clínicas médicas

São diversos os métodos empregados para tratar resíduos contaminados, sendo a incineração uma das opções mais seguras, desde que realizada em um incinerador devidamente licenciado e supervisionada por uma equipe qualificada. 

A saber, outra abordagem eficaz é a autoclave, um equipamento que utiliza vapor para erradicar microorganismos. A Inovar Ambiental é especialista no tratamento de resíduos e está à disposição para auxiliar sua empresa. 

Leia também: Saiba mais sobre a norma ABNT NBR 17.100-1, que trata sobre o Gerenciamento de Resíduos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar