31 3508.1919

Você sabe quais são os resíduos gerados em zonas aeroportuárias?

A movimentação expressiva nos aeroportos gera um volume considerável de resíduos. Sendo assim, a extensa rede aeroportuária do Brasil, composta por mais de três mil aeródromos, entre públicos e privados, produz centenas de toneladas de resíduos mensalmente. Esses números não apenas refletem o fluxo de passageiros, mas também a presença cotidiana de funcionários e profissionais de diferentes setores nos aeroportos.

A diversidade de rejeitos abrange desde materiais provenientes das aeronaves até os espaços de circulação, como salas de embarque, terminais de carga e diversos pontos do complexo aeroportuário. Entre eles, destacam-se categorias como biológicos, químicos, radioativos, perfurocortantes, lixo comum e recicláveis, cada um exigindo tratamento específico conforme a classificação da Anvisa (RDC 56/2008).

Leia também: Veja o que é uma gestão de resíduos integrada e como aplicar em sua empresa

Gestão de resíduos aeroportuários é um desafio complexo 

A gestão dos resíduos aeroportuários é um desafio complexo, que demanda conhecimento técnico especializado para garantir conformidade com as normativas legais. Assim, um gerenciamento inadequado pode acarretar riscos à saúde pública, contaminação ambiental e altos custos para as concessionárias e a comunidade. 

Empresas especializadas, como a Inovar Ambiental, têm expertise nesse serviço, realizando o tratamento e destinando os rejeitos da maneira ambientalmente correta.

Leia também: Confira como a Inovar Ambiental auxilia a gestão de resíduos de comidas e bebidas

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar