31 3508.1919

Confira o que é o SINIR e para que serve o instrumento

O transporte correto de resíduos é essencial para mitigar danos ambientais. Sendo assim, o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR) monitora essa gestão em diferentes níveis. A saber, ele é parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), onde estados e o Distrito Federal fornecem dados sobre resíduos sólidos gerados.

Dessa forma, o sistema registra detalhes da carga transportada e informações sobre geradores, transportadores e receptores de resíduos. Seu cadastramento é importante, pois regula o transporte dos rejeitos.

Leia também: O que é o MTR-MG e quais são as empresas que precisam emiti-lo?

Saiba quem precisa se cadastrar no SINIR

O cadastro no SINIR é obrigatório para geradores, transportadores e receptores de resíduos. Assim, o gerador de resíduos deve checar a conformidade do transportador e receptor e preencher o MTR com informações detalhadas sobre a carga e as empresas envolvidas, incluindo CNPJ, tipo de resíduo, volume, peso e dados do transportador.

Já os transportadores devem ter uma cópia do MTR e garantirem a precisão das informações durante o transporte dos resíduos. Por fim, os receptores são responsáveis por identificar erros no MTR em até dez dias e certificar o descarte correto por meio do Certificado de Destinação Final (CDF).

Leia também: Confira quais são as obrigações ambientais legais do mês de janeiro

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar