31 3508.1919

Descarte incorreto de resíduo líquido é crime ambiental – Saiba mais

O Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais considera crime causar poluição, resultando em danos à saúde humana ou destruição significativa da flora devido ao descarte inadequado de resíduos e líquidos. 

A saber, os efluentes, comumente gerados nos processos produtivos devido ao uso da água, requerem tratamento adequado. Empresas que geram resíduos líquidos químico-tóxicos, como ácidos e metais pesados, devem realizar classificação, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final conforme a legislação para mitigar a poluição do meio ambiente.

Leia também: Inovar Ambiental atua com soluções em prol do aterro zero

Quais os problemas que podem ocorrer se o descarte dos resíduos líquidos for realizado de maneira incorreta? 

Além de ser uma obrigação legal, o tratamento adequado dos resíduos líquidos é fundamental em termos sociais e ambientais. Portanto, caso não seja realizado corretamente, pode:

  • Prejudicar a saúde: efluentes contaminados podem causar doenças e afetar a fauna local; 
  • Gerar punições: legislação prevê penalidades que vão desde multas até a paralisação das atividades da empresa; 
  • Desqualificar o empreendimento: além das sanções legais, a instituição pode perder certificações ambientais importantes.

Sendo assim, a Inovar Ambiental oferece suporte na gestão residual de sua empresa, promovendo um trabalho seguro e colaborativo para garantir que a organização opere em conformidade com os princípios ambientais e sociais.

Leia também: Lixo, resíduo e rejeito – Existe diferença entre eles?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar