31 3508.1919

Lixo, resíduo e rejeito – Existe diferença entre eles?

A gestão adequada é essencial nos dias de hoje. Assim, compreender as diferenças entre lixo, resíduo e rejeito como ponto inicial para uma administração mais eficaz desses elementos.

A saber, de acordo com a definição da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o lixo refere-se a produtos provenientes das atividades humanas, considerados descartáveis, inúteis ou indesejáveis pelos geradores. 

Já os resíduos são materiais passíveis de reciclagem e reutilização. Assim, estão presentes de forma sólida, líquida e gasosa, devendo ser separados do lixo para serem encaminhados a locais apropriados para tratamento e destinação adequados.

Leia também: Inovar Ambiental é referência no Gerenciamento Total de Resíduos

Saiba o que é rejeito e conte com a Inovar Ambiental para a gestão deles em sua empresa! 

O rejeito é uma categoria de lixo que não oferece possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem. A solução para esses materiais é tratá-los para evitar impactos negativos no meio ambiente.

Sendo assim, seja qual for a produção de sua empresa, conte com a Inovar Ambiental para a gestão dos lixos, resíduos e rejeitos que ela produz! 

Leia também: Confira o que é o SINIR e para que serve o instrumento

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar