31 3508.1919

Veja como a Inovar Ambiental faz a gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais

A gestão de resíduos sólidos urbanos é uma questão fundamental para a sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades, e Minas Gerais não é exceção. 

Assim, com uma população em constante crescimento e uma economia diversificada, o estado enfrenta desafios significativos na gestão eficiente e sustentável de seus resíduos.

Leia também: Segundo pesquisa, 89% dos consumidores brasileiros se preocupam com a sustentabilidade

Desafios a serem enfrentados

Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil, com mais de 20 milhões de habitantes, e sua capital, Belo Horizonte, é uma das maiores cidades do país. Com uma população tão grande e concentrada, a geração de resíduos sólidos urbanos é uma preocupação constante. Além disso, o estado abriga uma variedade de indústrias e atividades econômicas, o que contribui para a diversidade e complexidade dos resíduos produzidos.

Assim, um dos principais desafios enfrentados na gestão de resíduos sólidos em MG é a coleta e disposição adequada dos resíduos. A saber, muitas áreas urbanas do estado ainda enfrentam problemas com coleta irregular, falta de infraestrutura adequada e disposição inadequada de resíduos em lixões clandestinos, o que pode levar a impactos negativos na saúde pública e no meio ambiente.

Legislação e Políticas Públicas

Para lidar com esses desafios, Minas Gerais conta com uma série de legislações e políticas públicas voltadas para a gestão de resíduos sólidos urbanos. A saber, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010, estabelece diretrizes e instrumentos para a gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos em todo o país.

Além disso, o estado possui sua própria legislação específica sobre o tema, como a Lei Estadual nº 22.805/2017, que institui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Esse plano estabelece metas e diretrizes para a gestão de resíduos no estado, incluindo ações relacionadas à coleta seletiva, reciclagem, compostagem e disposição final adequada.

Inovações e Tecnologias

Para enfrentar os desafios da gestão de resíduos sólidos urbanos, Minas Gerais tem buscado investir em inovação e tecnologia. Uma das iniciativas mais importantes nesse sentido é a implantação de sistemas de coleta seletiva e reciclagem em diversas cidades do estado. Esses sistemas visam promover a separação e o reaproveitamento de materiais recicláveis, reduzindo assim a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários.

Além disso, o estado tem buscado promover ações de educação ambiental e conscientização da população sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de resíduos. Programas educativos e campanhas de sensibilização são realizados em escolas, empresas e comunidades, visando mudar comportamentos e promover práticas mais sustentáveis de consumo e descarte.

Perspectivas Futuras

Apesar dos desafios enfrentados, Minas Gerais tem avançado significativamente na gestão de resíduos sólidos urbanos nos últimos anos. Com a implementação de políticas públicas eficientes, investimento em tecnologia e a conscientização da população, o estado está caminhando na direção de uma gestão mais sustentável e responsável de seus resíduos.

No entanto, ainda há muito a ser feito. É fundamental que o poder público, o setor privado e a sociedade civil continuem trabalhando em conjunto para enfrentar os desafios restantes e garantir um futuro mais limpo, saudável e sustentável para as gerações futuras em Minas Gerais.

Gestão Eficiente de Resíduos Sólidos Urbanos em Minas Gerais é com a Inovar Ambiental

Em Minas Gerais, a Inovar Ambiental se destaca como uma parceira fundamental na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Com mais de uma década de experiência no mercado, a empresa oferece serviços abrangentes que vão desde a coleta até a destinação final dos resíduos. Atendendo diversos setores, como supermercados, escolas, oficinas mecânicas e construções civis, a Inovar Ambiental garante o manejo adequado de materiais recicláveis, lixo orgânico, óleos, lixos eletrônicos e muito mais.

Alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei nº 12.305/2010, a Inovar Ambiental prioriza a proteção da saúde pública, o desenvolvimento de tecnologias limpas e o estímulo à reciclagem. Adotando práticas sustentáveis em todo o processo, desde o armazenamento até a destinação final, a empresa contribui para o avanço do estado de Minas Gerais em direção a um futuro mais sustentável e responsável.

Se você busca uma gestão eficiente e responsável de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais, entre em contato com a Inovar Ambiental. Nossa equipe está pronta para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades e contribuam para um ambiente mais limpo e saudável.

Leia também: Resíduos perigosos em Belo Horizonte devem ser gerenciados da maneira correta

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar