31 3508.1919

Pesquisadores desenvolvem novo método para reduzir poluição por resíduos

Pesquisadores brasileiros estão revolucionando a forma como lidamos com a poluição causada pelo plástico. 

No Brasil, a produção de plástico atinge quase 4 milhões de toneladas por ano, mas apenas 23% desse material é reaproveitado após o uso. A saber, o restante é descartado de forma inadequada, poluindo nossos rios, oceanos e até formando ilhas de lixo, como a conhecida mancha de lixo do Pacífico.

Leia também: Confira como os produtos inservíveis são gerenciados em Belo Horizonte

Novas tecnologias surgem em meio a grande poluição brasileira 

Uma startup localizada em Jacareí, interior de São Paulo, está desenvolvendo uma tecnologia inovadora que utiliza bactérias para transformar resíduos da indústria de alimentos e bebidas em bioplástico. Esse material, além de ser biodegradável, pode ser decomposto naturalmente, mesmo em aterros sanitários.

Enquanto aguardamos a implementação em larga escala dessa tecnologia, iniciativas locais, como as barreiras flutuantes utilizadas por voluntários em Ubatuba, mostram que pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Em apenas um ano e meio, esses voluntários conseguiram evitar que 38 toneladas de resíduos plásticos chegassem ao mar.

Leia também: Veja as principais mudanças nas leis do transporte de resíduos no Brasil

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

 

× Fale com a Inovar