31 3508.1919

Veja as principais mudanças nas leis do transporte de resíduos no Brasil

A norma ANTT 420/2004, que tratava da classificação de materiais perigosos transportados, teve sua definição para a Classe 9 ampliada pela Resolução ANTT nº 5232/2016. Sendo assim, agora, essa classe inclui não apenas “Substâncias e artigos perigosos diversos”, mas também as substâncias que representam risco ao meio ambiente. 

A saber, essa ampliação trouxe mudanças significativas, especialmente no tratamento dispensado às pilhas e baterias que contêm lítio, agora sujeitas a uma atenção especial. Além disso, houve ajustes nos limites do ponto de fulgor para líquidos inflamáveis e na limitação de quantidade e volume para transporte.

Leia também: Incineração de resíduos reduz volume e evita contaminação do meio ambiente

Veja mais mudanças nas leis do transporte de resíduos no Brasil

Uma das principais alterações diz respeito à documentação fiscal, que agora requer uma descrição padronizada dos produtos perigosos, incluindo número ONU, nome apropriado para embarque, classe de risco principal, entre outras informações. Assim, a declaração do expedidor também foi padronizada, garantindo que os produtos perigosos estejam adequadamente classificados, embalados e identificados para suportar os riscos do transporte. 

Com a utilização de softwares especializados, a Inovar Ambiental consegue simplificar o gerenciamento desses processos, garantindo o cumprimento das novas exigências e proporcionando maior controle e segurança nas operações de transporte de materiais perigosos.

Leia também: Veja como a Inovar Ambiental faz a gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

 

× Fale com a Inovar