A lixiviação do solo se trata de um processo de erosão, que é provocado a partir da lavagem da sua camada superficial por meio do escoamento das águas. Dessa maneira, ela ocorre em solos que não possuem cobertura vegetal, causando a diminuição da fertilidade natural ao longo do tempo.
Assim, o processo pode ser evitado ao se manter o solo sempre coberto com plantas. No entanto, existem tipos de lixiviação, como a metalúrgica e a de plástico, que devem ser tratadas com mais atenção.
Leia também: Indicadores de gestão de resíduos são grandes aliados em uma empresa
Confira como proteger o solo da lixiviação metalúrgica e de plástico
A lixiviação do solo metalúrgica está associada ao processo de beneficiamento mínimo de metais. Já a de plástico ocorre pela ação de um fluido percolante. Assim, no segundo processo, eles podem chegar até animais e seres humanos, causando diversos danos à saúde.
Portanto, uma das formas de mitigar os efeitos é realizar a destinação ambientalmente correta dos plásticos e demais subprodutos.
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.