O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de diretrizes e normas oficiais, que foi instituído no dia 18 de julho de 2000, pela Lei nº 9985. Assim, é ele quem possibilita às esferas governamentais federais, estaduais e municipais, junto à iniciativa privada, a criação, implementação e gestão de unidades de conservação.
A saber, são 12 categorias que o sistema controla. Dentre elas, são duas as de maior destaque: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Com isso, eles contam com objetivos específicos, diferenciando-se pela forma de proteção e usos.
Leia também: Entenda do que se trata o Relatório RAPP, do Ibama
Confira os principais objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC)
Segundo o artigo quarto da Lei 9985/2000, entre os principais objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação estão:
- Contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais;
- Contribuir para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional;
- Proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;
- Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura, promovendo-as social e economicamente;
- Proteger as características relevantes de natureza geológica, morfológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural.
Leia também: Obrigações Legais Ambientais de Fevereiro de 2023
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.