Entenda a importância do descarte correto de lixo eletrônico

descarte lixo eletrônico

Estamos acostumados a ter em nossas casas eletrodomésticos, celulares e pilhas. Porém, não damos a devida atenção quando um deles deixa de funcionar, é trocado e acaba virando lixo eletrônico. Muitas pessoas não têm ciência que os eletrônicos são resíduos e devem ser descartados de forma correta, pois podem causar danos ambientais e à saúde humana.

Segundo uma pesquisa feita pela Green Eletron, conduzida pela Radar Pesquisas, feita em 2021, o Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo. No entanto, 33% dos brasileiros acham que este tipo de lixo é encontrado no meio digital, como e-mails e spams.

São classificados como resíduos eletrônicos: geladeiras, máquinas de lavar, computadores, celulares, televisores, pilhas, baterias, notebooks, entre outros. São equipamentos comuns no dia a dia, mas que devem receber a devida atenção, ainda mais se forem eletrônicos de empresas.

Leia também: Quais são as vantagens da reciclagem de resíduos? Confira!

Por que o descarte adequado de lixo eletrônico é importante nas empresas?

descarte lixo eletrônico

É essencial que as empresas se preocupem com o descarte correto do lixo eletrônico, pois ele possui um alto potencial tóxico e é composto por metais pesados e elementos químicos. A deposição incorreta destes materiais, além de afetar o meio ambiente, pode contaminar rios e mares. 

A destinação correta do lixo eletrônico no Brasil é fundamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e regulamentada pelo Decreto Federal 10.240/2020. Apesar da frequência com que os resíduos eletrônicos são descartados como lixo comum, o correto é dar a destinação devida para que possa ser feita a reciclagem das matérias-primas do eletrônico.

Por isso, a Inovar Ambiental é especializada em coletar, tratar e dar uma destinação final adequada para os resíduos eletrônicos. Desta forma, estes materiais podem ser usados de forma correta e não apresentam ameaça ao meio ambiente ou à saúde humana. Conte conosco para fazer o correto!

Leia também: Descarte incorreto de eletrônicos: entenda os impactos!

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

 

× Fale com a Inovar