31 3508.1919

Como as empresas podem colaborar na diminuição da poluição química?

Atualmente, existem cerca de 350 mil tipos diferentes de produtos químicos no mercado global. Entre estes produtos estão os plásticos, pesticidas e os produtos químicos industriais. O avanço na produção destes componentes químicos, juntamente ao plástico, fez com que o limite planetário de poluentes fosse ultrapassado.

Estima-se que, desde 1950 a confecção de químicos tenha aumentado em até 50 vezes. Um estudo realizado por 14 cientistas na revista Environmental Science and Technology, concluiu que, no ritmo que a produção e liberação de químicos está ocorrendo, em 2050 este número pode triplicar. 

O limite indica o máximo de prejuízo que a Terra pode suportar até os danos se tornarem irreversíveis, portanto o avanço da produção exige que as empresas sejam mais conscientes quanto à preservação do meio ambiente. A disposição final incorreta de químicos pode acarretar diversos danos à saúde humana e à natureza, logo exige responsabilidade.

Leia também: Lixo industrial: como o setor deve descartar os seus resíduos?

Como funciona o gerenciamento de resíduos químicos?

A poluição química ocasiona, principalmente, a contaminação ambiental do solo e das águas em decorrência do descarte incorreto, por exemplo, de resíduos industriais. Uma forma de auxiliar na diminuição é certificar-se que eles estão sendo gerenciados corretamente, pois cada substância, de acordo com a suas propriedades, possui uma disposição adequada.

A forma correta de fazer este processo é realizar coleta periódica dos resíduos e adequada ao grau de toxicidade do material. O transporte deve ser feito com veículos adequados e o armazenamento em locais apropriados. O tratamento e descarte podem variar entre o coprocessamento – destruição térmica em fornos de cimento – e, em alguns casos, incineração.

A Inovar Ambiental é especialista no tratamento destas substâncias e impede que elas causem danos corrosivos ou toxicológicos em animais e seres humanos. Além disso, também preza pelo meio ambiente, evitando a inflamabilidade, corrosividade ou patogenicidade do resíduo. Realizamos o tratamento e descarte corretos considerando todos estes danos, mas também riscos a longo prazo. 

Leia também: A destinação final correta de resíduos químicos é essencial para efetuar práticas sustentáveis na sua empresa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar