31 3508.1919

Entenda o que é o Total Waste Management e como ele pode colaborar com a sua empresa

total waste management

O Total Waste Management (TWM), em português, Gerenciamento Total de Resíduos, é uma metodologia que orienta a gestão completa e eficiente de resíduos. O processo adota um conjunto harmonizado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento. 

O TWM se baseia em critérios ambientais, sanitários e econômicos durante a gestão dos materiais. As etapas contemplam: identificação, classificação, quantificação, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição ambientalmente adequada dos resíduos. 

É uma ferramenta extremamente necessária visto que, segundo dados divulgados pela Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), entre 2010 e 2019, a destinação inadequada de resíduos sólidos urbanos cresceu 16%. 

Além do mais, uma pesquisa realizada pela Union + Webster apontou que, 87% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Sendo assim, os consumidores estão cada vez mais preocupados com os seus impactos no meio ambiente. O TWM é uma forma de inserir ideais mais sustentáveis nas empresas e se adequar ao novo mercado, mais consciente. 

Leia também: Pandemia aumentou drasticamente número de resíduos de saúde e país se adapta à nova realidade

Confira os benefícios do Total Waste Management

total waste management

Além de garantir um espaço mais competitivo e de destaque no mercado sustentável, o Total Waste Management acarreta diversos benefícios, como:

  1. Custo-benefício 

O TWM é formado por uma série de atividades personalizadas para as demandas das empresas, portanto, é essencial para compatibilizar a gestão de resíduos com os objetivos ambientais e financeiros da instituição. Além disso, a ferramenta encontra a solução mais adequada para os materiais, a fim de promover ganhos importantes para o ciclo produtivo. 

      2. Segurança 

Os procedimentos são organizados em conformidade com a legislação ambiental e local, para cumprir todos os requisitos e evitar intercorrências. 

      3. Valor à marca 

O TWM agrega valor à marca perante clientes, parceiros, funcionários e comunidade local, pois ratifica a responsabilidade socioambiental da empresa. 

A Inovar Ambiental apoia e segue as metodologias do TWM! Portanto, insere a sustentabilidade em todos os processos e busca sempre a otimização e eficiência dos processos produtivos. 

Leia também: Veja 4 formas eficazes e corretas de armazenar resíduos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar