31 3508.1919

Manufatura reversa: fonte de renovação e de renda

manufatura reversa

A manufatura reversa consiste no processo de descaracterização de produtos eletrônicos com a finalidade de separar e encaminhar corretamente os elementos que serão reciclados, e aqueles que não serão. Empresas que implementam esta técnica em seus sistemas de produção atuam na política socioambiental, colaborando com a preservação do meio ambiente.

Somado aos benefícios ambientais, a prática da manufatura reversa também carrega a seu favor as vantagens da diminuição do valor de produção. Isso porque, faz o reaproveitamento da matéria-prima através do desmonte dos produtos, fortalecendo as engrenagens da economia circular. 

Leia mais: O que é a blendagem para coprocessamento e quais os seus benefícios?

 

manufatura reversa

Geração de empregos

A logística da manufatura reversa se mostra um terreno fértil para as oportunidades. Isso se dá devido às etapas fundamentais para a realização do procedimento com sucesso. Assim, as etapas de coleta, transporte, armazenamento, descaracterização e reinserção são exemplos claros dessa alta demanda de trabalho que tem, por consequência, a geração natural de mais empregos.  

Relacionamento com cliente e imagem da empresa

Outra forte característica positiva deste serviço é o potencial de desenvolvimento do relacionamento entre cliente e empresa. Considerando a possibilidade de reaproveitamento do produto que já foi uma vez comercializado, as empresas que implementam a manufatura reversa em suas produções e notificam seus clientes em relação ao seu descarte correto, têm as possibilidades de prolongamento desta relação serem ampliadas. Desta forma, ambas as partes estão envolvidas em todo o tempo de vida útil daquela mercadoria, implementando também, a ideologia sustentável nos ideais desta troca comercial.  

Leia mais: Entenda o que é o Total Waste Management e como ele pode colaborar com a sua empresa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar