31 3508.1919

De acordo com a lei: qual é o processo de coleta de resíduos ideal?

coleta de resíduos

Pensando em todas as atividades exercidas pelas mais diferentes indústrias ao redor do globo, é fácil compreender a necessidade da definição de um regulamento que padronize tais práticas, em destaque a de coleta. Desde a classificação de subgrupos de resíduos até normas que orientem os profissionais, essas medidas são importantes para garantir uma produção com menor impacto ambiental e econômico. Assim, para uma coleta de resíduos bem sucedida, é necessário que haja a análise dos materiais que serão transportados, considerando as suas localizações, o manuseio ideal, a facilidade de acesso e qual será o destino final dos mesmos. Por isso a importância de uma empresa profissionalizada e com licenciamento ambiental para realizar tal atividade, garantindo o cumprimento de todas as exigências legais. 

Leia mais: Manufatura reversa: fonte de renovação e de renda

Coleta de Resíduos sólidos

coleta de resíduos

No Brasil existem inúmeras leis que se aplicam ao gerenciamento de resíduos sólidos, mas a principal é a lei nº 12.305/2010, que configura a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Tem como objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, o envolvimento das empresas em todo o ciclo de vida útil dos produtos, a saúde humana, etc. 

No tocante à coleta destes resíduos, a PNRS prevê a subdivisão dos mesmos quanto a sua origem e sua periculosidade. Por tanto, é necessário que o procedimento seja feito sob emissão de documentação que descreva estes tópicos, além de orientar, por consequência, o transporte, que também deve ser especificamente identificado. 

Além do cumprimento dos protocolos alinhados à legislação na esfera pública, os procedimentos de coleta também devem ser seguros para os profissionais envolvidos. É imprescindível que a empresa encarregada possua membros capacitados para exercer tais funções, além de disponibilizar tecnologias e utensílios que viabilizem o trabalho seguro. 

Leia mais: O que é blendagem para coprocessamento e quais os seus benefícios?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar