31 3508.1919

Qual a importância do descarte correto de pilhas e baterias?

Qual a importância do destaque correto de pilhas e baterias

Uma sociedade regida por tecnologias tem, como efeito direto, grande quantidade de lixo eletrônico descartada. Além do longo tempo de vida mesmo sem utilidade, esses elementos são altamente tóxicos e podem trazer danos à saúde humana. Em função da presença de mercúrio, chumbo, zinco, e outros materiais em sua composição, o descarte de pilhas e baterias acabam sendo altamente perigosas.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, este ato também pode acarretar em penalizações. Empresas que não se responsabilizam pelo e-lixo descartado, podem ser multadas por crimes ambientais. De tal forma, destinar corretamente esses materiais para pontos de coleta específicos deve ser prioridade de todas as indústrias.

Leia mais: De acordo com a lei: qual é o processo de coleta de resíduos ideal?

Qual a importância do descarte correto de pilhas e baterias?

A contaminação causada pelo descarte incorreto de pilhas e baterias

Descartadas em lixos comuns, as pilhas e baterias vão, ao longo do tempo, eliminando metais pesados de sua composição na natureza. Rapidamente estes elementos contaminam o solo e os lençóis freáticos, resultando na contaminação das águas que o compõem.  

Agora parte do ecossistema que sustenta os seres vivos, estas substâncias passam a danificá-los. Ao entrar em contato com o mercúrio, por exemplo, os seres humanos podem desenvolver inúmeros problemas de saúde, como neurológicos, renais e até mesmo déficit de atenção.  

Consciente de tais efeitos, o Ministério do Meio Ambiente formulou a PNRS. A Lei instaura a responsabilidade de destinação específica para todos os tipos de lixo às empresas que os emitem. Esta medida tem como objetivo estimular a economia circular, através do aumento do processo de reciclagem no Brasil. 

Por isso, é importante que as empresas conheçam tais normas e destinem seus resíduos corretamente. Desde a fase de coleta e transporte dos materiais até as etapas de reciclagem do mesmo, é necessário agir com profissionalismo e responsabilidade. 

Leia mais: Manufatura reversa: fonte de renovação e de renda

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar