31 3508.1919

CIPP – Saiba o que é e entenda por que os caminhões utilizados em coletas de resíduos devem tê-lo

As indústrias geram toneladas de resíduos diariamente. Dessa maneira, é essencial que se realize o descarte ambientalmente adequado de todos eles, buscando minimizar os impactos ambientais. Assim, uma das principais partes do gerenciamento residual é a coleta e o trajeto até as estações de tratamento.

A saber, os caminhões especializados no carregamento dos resíduos têm de contar com o CIPP (Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos), um documento concedido pelo INMETRO responsável por certificar se a empresa está com tanques, containers, carrocerias, caçambas e demais itens adequados às normas vigentes na regulamentação. 

Leia também: Inovar Ambiental é primeira empresa da Grande BH a fazer logística reversa em parceria com a ABREE; confira como foi a inauguração

Confira como a Inovar Ambiental realiza a coleta de resíduos industriais

Primeiramente, a empresa parceira deve orientar seus funcionários a fazerem o descarte correto, auxiliando assim o time da Inovar Ambiental na hora da coleta. É importante separar os componentes de acordo com as suas características, para evitar contaminações ou o comprometimento do que mais tarde poderia retornar ao ciclo de produção.

Dessa maneira, os nossos caminhões chegam até o local, onde os resíduos estão armazenados para a coleta e fazer então, o posterior transporte. Assim, os elementos são destinados para processos como o coprocessamento, um dos mais modernos do mercado que, além de não gerar cinzas, contribui para a fabricação de produtos, como o cimento. 

Leia também: Inovar Ambiental presente no Dia Mundial do Meio Ambiente no Alphaville Centro Comercial

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar