31 3508.1919

Em um ano, 2 milhões de ton. de resíduos passaram pela técnica do coprocessamento, aponta balanço recente

Segundo último Panorama de Coprocessamento do Brasil, lançado em 2021 (com dados de 2020) realizado pela Associação Brasileira de Cimento Portland, estima-se que, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos passaram pela técnica. Desde que passou a ser utilizado no Brasil, em 1999, foi o ano com maior registro de utilização. 

Há diversas vantagens em se optar pela técnica do coprocessamento na gestão de resíduos de sua empresa. Entre elas, podemos citar: 

  • Menor custo de produção para as empresas que fazem uso do coprocessamento, já que utilizam como matéria-prima os resíduos de diversos segmentos industriais;
  • Eliminação total ou reaproveitamento de resíduos;
  • Destinação segura para os resíduos perigosos;
  • Aproveitamento do calor proveniente dos resíduos, transformando-o em energia térmica;
  • Diminuição do volume de resíduos enviados aos aterros sanitários;
  • Diminuição dos riscos de passivos ambientais;
  • Menor utilização de recursos naturais não renováveis.

Leia também: Confira como definir e classificar a destinação final de resíduos industriais em sua empresa

Mais de 20 milhões de toneladas de resíduos já passaram pela técnica do coprocessamento no Brasil

Segundo o estudo, ao somar os dados de todos os anos em que o Brasil utilizou a técnica, chega-se a mais de 20 milhões de toneladas de resíduos coprocessados nos fornos de cimento, que são transformados em energia e substituem as matérias-primas utilizadas pela indústria do setor. 

A Inovar Ambiental, realiza a destinação final dos resíduos e utiliza da técnica do coprocessamento quando é eficaz ao meio ambiente. Conte conosco agora mesmo! 

Leia também: Destinação final de resíduos industriais em BH é com a Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram

× Fale com a Inovar