31 3508.1919

Resíduos químicos podem ser altamente prejudiciais se descartados de maneira irregular

Os resíduos químicos são altamente prejudiciais se descartados de maneira incorreta no meio ambiente, assim como outros rejeitos. No entanto, por terem propriedades perigosas, causam ainda mais riscos à saúde pública e à natureza. 

Sendo assim, se despejado em locais como rios podem reduzir as taxas de oxigênio do local, fazendo com que os materiais sejam combinados com o oxigênio dissolvido. Dessa forma, com a reação, a vida aquática fica comprometida, podendo resultar na morte de muitos seres que ali vivem.

Leia também: Como funciona o armazenamento temporário de resíduos em Minas Gerais com a Inovar Ambiental?

Resíduos químicos agem de três maneiras distintas ao ser descartado incorretamente em rios – Confira 

Ao serem descartados incorretamente em rios, os resíduos químicos se dividem em três grupos, sendo eles: os agentes redutores, agentes eutrofizantes e compostos tóxicos seletivos recalcitrantes. O primeiro deles possui como principal característica a capacidade de reduzir as taxas de oxigênio.

Assim, no caso dos agentes eutrofizantes, cabe ressaltar que os mesmos podem ser utilizados para enriquecer a vida aquática, embora seja necessário haver cuidado com o excesso. Isso se deve à proliferação em excesso de micro-organismos, que por sua vez são responsáveis por utilizar o gás carbônico para realizar a eutrofização. O processo impede que a radiação solar chegue ao ambiente aquático, prejudicando o ecossistema do local.
Por fim, os compostos tóxicos seletivos recalcitrantes agem no pH da água, interferindo em suas características, podendo torná-la mais ácida ou básica. Por conta desse desequilíbrio, a vida dos animais é afetada drasticamente, uma vez que estão acostumados a determinado tipo de situação.

Leia também: Por que aplicar projetos de redução de resíduos na sua empresa é vantajoso?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar