31 3508.1919

Sua empresa é geradora de resíduos como lâmpadas, pilhas e baterias? A Inovar te ajuda a destiná-las adequadamente!

Lâmpadas, pilhas e baterias causam muitas dúvidas de como devem ser destinadas ao fim de sua vida útil. Dessa maneira, é importante salientar que o gerenciamento desses rejeitos deve ser realizado de forma ambientalmente correta, pois são altamente prejudiciais ao meio ambiente se descartados incorretamente. 

Sendo assim, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305), instituiu a obrigatoriedade de estruturar e implementar o serviço de logística reversa a todos os geradores e fabricantes desse tipo de rejeito. Com isso, de acordo com a legislação, é necessário que aconteça “o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, e de manejo dos resíduos sólidos, pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes”. 

Leia também: Com a Inovar Ambiental, o resíduo de sua empresa tem a destinação correta!

Como funciona a logística reversa e como a Inovar te ajuda no gerenciamento de lâmpadas, pilhas e baterias? 

A logística reversa é um processo que pode envolver vários planejamentos e controles diferentes. Sendo assim, geralmente, o consumidor retorna os resíduos para as empresas sem custo algum ou leva-os até algum ponto intermediário mais próximo. A partir desse momento, as empresas dão continuidade ao processo.

É aí que a Inovar Ambiental pode te ajudar! Nossa equipe possibilita que sua empresa traga esses rejeitos e os descartem adequadamente, fazendo a destinação correta deles. No caso das lâmpadas, por exemplo, há a separação de componentes para reciclagem e descontaminação. Processos semelhantes também são realizados com pilhas e baterias, de modo que algumas substâncias são reinseridas no ciclo produtivo.

Leia também: Conte com a Inovar Ambiental para a despressurização de aerossol em Minas Gerais

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar